Postado Por : Jahovia Yabil segunda-feira, 15 de julho de 2013


Sim, falaremos hoje, sobre o maior clássico chileno do futebol, o Superclássico, Colo-Colo x Universidad de Chile, as duas maiores equipes do país.

Outras rivalidades menos ferozes, são Colo-Colo x U.Católica, chamado de Clássico Albo-Cruzado, e o Clássico Universtitário, Universidad de Chile x U.Católica.

Em questões de títulos e torcida, Colo-Colo e Universidad de Chile, mandam no seu país, muitos dizem que a torcida Alba é maior, e que a da La U, é a mais fanática, por que não para de cantar um minuto mesmo com o time perdendo, assim aconteceu muitas viradas históricas e o time azul, ganhou a seguinte frase ''Nada é impossível para a La U''.

                                                                 TÍTULOS

Vamos aos títulos, Colo-Colo, 29 Campeonatos Chilenos, 10 Copas do Chile, 1 Libertadores ''1991, 1 Recopa ''1992'', 1 Copa Interamericana ''1992''. Além de ser junto com o Cobreloa os clubes que nunca caíram para a segunda divisão chilena, o clube possuí também 29 participações na Libertadores, uma vez campeão, um vice, e duas semifinais.

Universidad de Chile, 16 Campeonatos Chilenos, 4 Copas do Chile, 1 Copa Sulamericana ''2011'' conquistada de forma invicta, 18 participações na Libertadores e chegando 4 vezes na semifinal da competição.

HISTÓRIA

O primeiro clássico oficial disputado foi em 9 de junho de 1935 com vitória alba por 3 x 2, outras fontes dizem que foi em 7 de agosto de 1938 com vitória alba por 6 x 0.
A rivalidade começou a destacar-se nas finais da década de 50, especialmente em 11 de novembro de 1959, na decisão do campeonato, onde a La U venceu por 2 a 1. Desde então os times vem se enfrentando ano a ano, tirando 1989 em que a La U caiu para a segundona mas ambos se enfrentaram na Copa do Chile do mesmo ano

O primeiro encontro que muitos dizem ser o primeiro mesmo e oficial, foi vencido por 6 x 0 pelo Colo-Colo em 1938, sendo a maior goleada até hoje do clube, no mesmo ano o Colo-Colo aplicou novamente 6 x 1.

Durante os primeiros anos, o domínio albo foi claro, conseguindo entre 1939 e 1941 conseguindo a maior série de vitórias consecutivas ''6 jogos'' e de 1939 a 1944 fez boa vantagem, de 47 partidas da primeira divisão, Colo-Colo ganhou 26, empatou 13 e perdeu 8.

A melhor época da Universidad de Chile foi no famoso ''Ballet Azul'', balé azul, entre 1959 a 1969, se enfrentaram pelo campeonato 24 vezes, com 14 vitórias para a La U, 6 empates, e 4 vitórias para a equipe cacique, os albos reverteram esta vantagem entre 1970 e 1991, onde se enfrentaram 50 vezes, 26 vitórias albas, 15 empates e 9 vitórias azuis.

Desde 1992, foram jogandos 52 partidas pelo Campeonato Chileno, 19 vitórias albas, 16 empates, e 17 vitórias azuis.

Por torneios internacionais, Albos e Azuis se enfrentaram duaz vezes, com uma vitória alba e um empate.

Em 16 de novembro de 1986 foi o ano de maior público no estádio Nacional, com 77,848 pessoas, outras fontes dizem que foi em 25 de outubro em 1992 no estádio Monumental com 69.305 pessoas.


VITÓRIAS DESTACADAS DO COLO-COLO

A 10 de janeiro de 1993, pela la liguilla para Copa Libertadores, a La "U" só precisava de um empate para entrar no torneio, mas os albos abriram o placar no minuto 88. No último minuto, para os albos é um triunfo memorável, pois impede a passagem de seu adversário para a Libertadores, e para a La U, foi ruim pois somente após 12 anos conseguiu a classificação.

A primeira vez que definiram um torneio foi em 5 de maio de 1940, pelo Apertura no estádio Nacional, vitória alba por 3 a 2, no entanto a La U conseguiu o título chileno com 4 pontos de vantagem sobre os albos.

O primeiro encontro oficial com o maior número de gols na história do derby, foi o que aconteceu em 7 de agosto de 1938, festa para os albos 6-0, com dois gols de Manuel Arancibia, 3 de Segundo Flores e 1 de Carlos Arancibia.

Em 18 de julho de 1977, diante de 60 mil pessoas, o Colo-Colo ganhou o clásssico de mais gols da história. Os albos abriram 3-0 antes do intervalo porém no segundo tempo, a la "U" conseguiu empatar a partida nos 76', com gol de Jorge Neumann. Os Albos voltaram a ter vantagem no marcador com gols de Juan Carlos Orellana e Ramón Hector Ponce, finalmente Ghisso conseguiu um desconto para os azuis nos final do jogo.

Pela Copa do Chile em 1978 as equipes se enfrentaram em duelo de ida e volta, o primeiro em 23 de março terminado 0 x 0 e depois dia 25 vitória alba por 3 a 1, Juan Carlos Orellana (14’ e 85’,penalidade) e Ramón Héctor Ponce aos 60’, Juan Soto Quintana descontu para a Universidad de Chile.

Colo-Colo e la "U" voltam a se enfrentar, por algo decisivo nas semifinais da Copa Chile em 1996. Primeira vitória dos azules por 3 a 2, porém na segunda partida, los albos venceram 2-0 conseguindo a clasificação para a final, com gols de Ivo Basay (5’) e Marcelo Espina (71’), com um tiro livre colocado que festejou com o bandeirinha de escanteio no setor norte, algo que un ano depois, o ex azul Victor Hugo Castañeda fez o mesmo, só que no setor sul depois de anotar uma penalidade no empate ocorrindo no Torneio Apertura deste ano 1996, porém os albos empatar no último minuto com gol de cabeça de Pedro Reyes, 1 a 1.

Em 28 de julho de 1999, jogaram pela primeira vez uma partida internacional a nível oficia, pela Copa Mercosul e acabou com vitória do Colo-Colo por 2 a 0 Sebastián González e um gol contra de Marcos González.

Nesse mesmo ano 1999, em 15 de dezembro, caciques e leones voltavam a se enfrentar pela última rodada do torneio local. La U havia obtido o título na partida anterior e celebraria o título contra o seu rival, porém o Colo-Colo ''meio'' que estragou a festa e aplicou 3 a 0, com gols de "Marquinhos" Marcos Corrêa, Luis Ignacio Quinteros e José Luis Sierra cobrando penalidade.

Pelo Apertura de 2006, blancos e azules, voltaram a disputar uma final de campeonato, los albos fizeram a revanche quando perderam em 1959, ao ganhar nas penalidades, os albos venceram a primeira partida por 2 a 1 com gols de Matías Fernández e Herly Alcázar para a La U, na partida de volta os albos perderam por 1 a 0 com de Pedro Figueroa, nas penalidades o Colo-Colo venceu por 4 a 2 e se sagrou campeão.

Em 29 de outubro de 2006, os albos finalmente acabaram com os 7 anos sem vencer a La U, no seu próprio estádio, porém os albos haviam tido uma multa de não jogar no seu estádio por 3 anos, a vitória colocolina foi de 4 a 2, dois gols de Humberto Suazo, um de Alexis Sánchez, e Ormeño, a equipe azul descontou com Marcelo Salas, que havia feito o seu primeiro gol no estádio rival, e Pedro Figueroa, que 2 anos mais tarde jogou pelos albos.

Os dias 13 e 16 de dezembro de 2007, Colo-Colo e Universidad de Chile voltaram a se enfrentar, nas semifinalis do Torneo Clausura daquele ano. A partido de ida jogada no Estadio Monumental, foi 2 a 0 a favor dos albos, com gols de Gonzalo Fierro e Eduardo Rubio, A partida de volta jogando no Estadio Nacional, Colo Colo ganhava por 1-0 com gol do uruguaio Gustavo Biscayzacú, depois disto a torcida azul, começou a baderna no estádio, e o jogo foi suspendido, e o Colo-Colo estava na final, e conquistou o tetracampeonato pela primeira vez na história do futebol chileno, contra a Universidad de Concepción.

Em 5 de outubro de 2008, pela fase regular do Torneo Clausura deste ano, albos e azules se enfrentaram no Estadio Monumental, onde o Colo-Colo venceu por 2 a 0. A figura daquela partida foi o atacante Lucas Barrios, que anotou os gols, sendo o segundo um golaço, que Pinto, goleira da La U na época não poderia defender. A partida também marcava o último superclássico do ídolo da La U, Marcelo Salas, que perdeu uma penalidade para o goleiro '' El tigre'' Muñoz, este jogo marcou a revanche alba, pela derrota no Apertura do mesmo ano no estádio Nacuional quando a equipe azul venceu por 1 a 0.

Em 19 de abril de 2009 (aniversário do Colo Colo) n a 13ª fecha del Torneo de Apertura, Colo-Colo fazia a sua pior campanha en 20 anos, estando 15º de 18 na tabela com 6 partidas sem vencer, e uma crise interna do plantel com seu corpo técnico e a fúria da torcida, a La U chegava para o clássico na segunda posição da tabela e como favorita para a partida, surpreendentemente os albos venceram por 3 a 1 com dois gols de Lucas Barrios, e um de Pedro Figueroa, Olivera descontou para a La U. 

VITÓRIAS DESTACADAS DA UNIVERSIDAD DE CHILE

A seguinte lista passa os principais triunfos azuis, nas quais aconteceram as vitórias nas finais do campeonato nacional de 59, da Copa Polla 79 e da Liguilla Pre-Libertadores de 1980, além de conseguir ampliar a vitória por 6 a 3 numa partida disputada em 19 de janeiro de 1963, sendo o clássicom com maior número de gols, desde que são rivais.

20.000 pessoas assistiram a primeira vitória azul, ocorreu em 1939 e foi um 2-1 com gols de Riera e Holzaphel.

1945, Apesar de que naquela época, o partido não era considerado como um clássico, a La U venceu por 2 a 1, gols de Ubaldo Cruché e Ulises Ramos.

A primeira vez que os rivais jogaram por um título de estrela no futebol chileno, 11 de novembro de 1959, estádio Nacional com 50,474 pessoas, os a equipe azul venceu com gols de Leonel Sánchez e Ernesto Álvarez, Soto Mura descontou para os albos, para muitos este é considerado o primeiro superclássico, a La U conquista o campeonato chileno em cima do maior rival.

Em 22 de dezembro de 1959, voltariam a se enfrentar para definir o terceiro lugar da Copa Chile, a La U venceu por 1 a 0 gol de Luis Ibarra. 

Em 19 de janeiro de 1963, foi um castigo para os albos, a maior goleada azul na história dos clássicos por 6 a 3, para os azules marcaram Ernesto Álvarez, Rubén Marcos, Braulio Musso e 3 vezes Carlos Campos. Abdón Portillo, Bernardo Bello e Luis Hernán Álvarez, descontaram para o Colo Colo.

No superclássico disputado em 18 de novembro de 1972, a La U humilha seu rival por 3 a 0, com 3 gols do histório Jorce Socias, aquela vitória foi muito comentada, pois o Colo-Colo chegou na na final da Libertadores no ano seguinte 1973, e estava bem no campeonao chileno.

Los azules celebraram novamente em 14 de abril de 1979. Pela final da Copa Polla Gol com 74.111 pessoas que lotaram o Estadio Nacional. Colo Colo abriu o marcador com Atilio Herrera, porém a equipe azul virou com Luis Alberto Ramos e Héctor Hoffens, e a copa ficou com a Universidad de Chile.

Em 3 de janeiro de 1981, o estádio Nacional estava lotado novamente, com 74,747 fanáticos, os azuis precisavam vencer para ir para a Libertadores, Sandrino Castec abriu o placar para a La U, Severino Vasconcelos empatou para os albos antes de terminar o primeiro tempo, aos 86' a equipe alba tinha penalidade para cobrar, para estragar a festa, mas Hugo Carballo pegou a penalidade, e minutos depois Arturo Salah, faz 2 a 1 para a La U e foi uma festa naquele estádio lotado.

10 de abril de 1994, goleada azul por 4 a 1, o nascimento de um dos maiores ídolos da história azul, Marcelo Salas, marcou 3 o famoso ''hattrick'', Esteban Valencia marcou o outro numa penalidade e Rubén Vallejos descontou para os albos.

Pela Copa Chile 2000 (Torneo de Apertura), pelas semifinais se enfrentaram"Albos" y "Azules", numa partida única no Estadio Nacional, em 3 de maio. 3-1 ganharam los "Azules", com gols de Cristián Flores (29’, autogol), Pedro González (79’) e Rodrigo Barrera (88’). Descontou José Luis Sierra (37’) para o Colo Colo. La "U", sería campeã da copa também do campeonato nacional daquele ano.

O clássico disputado no Estadio Monumental, 9 de setempro de 2001, é recordado por los hinchas "Azules", devido que nesta ocasião, a La U apresentou uma equipe composta a maioria por reservas e jogadores de pouca experiencia em clássicos, porém a La U saiu perdendo, mas deu a volta no marcador, 3 a 2, (gol de Sebastián González e autogol de Cristián Castañeda para Colo Colo), para virar finalmente por 3-2 com gols de Diego Rivarola, (recordado por sua celebração, aonde mostrou pela primera vez, uma camiseta com o rosto de "Gohan" transformado em Supersaiyajin esta foi a última vitória "Bullanguera" na casa de seu rival, além disto este ano o Santiago Wanderers, venceu o campeonato derrotando tanto a La U como os albos.

Em 8 de fevereiro de 2004, em partida válida pela primeira rodada do campeonato Apertura, a La U conseguiu uma das suas maiores goleadas sobre os albos aplicando 4 a 0, gols de Diego Rivarola, Manuel Iturra e Sergio Gioino, em duas oportunidades. Los azules terminaram sendo campeões daquele torneio.

Em 12 de abril de 2008. La "U" passava por uma crise futebolística e economica, no estádio Nacional vence por 1 a 0 os albos com gols de Manuel Villalobos, a equipe azul não sabia o que era vitória por 5 jogos, e estava no décimo segundo lugar da tabela.

Em 30 de abril de 2011,depois de 3 anos onde havia somente empates e derrotas. El "Bulla" nuevamente derrota o seu rival no Estadio Nacional. Colo Colo abriu o placar com Ezequiel Miralles, aos 5 minutos do fim do primeiro tempo, Charles Aránguiz é derrubado na área Gustavo Canales cobrou e empatou mudando a partida. O segundo gol foi anotado por Diego Rivarola, depois de um preciso passe de Eduardo Vargas, quando faltava 1 minuto, para o fim do tempo regular, uma vitória épica a los "Azules", terminando assim com os 3 anos de secas.

Em 29 de abril de 2012, no Estadio Nacional, la "U" consegue a maior goleada da sua história sobre o Colo-Colo por 5-0, com gols de Marcelo Díaz, Matías Rodríguez em duas ocasiões, Igor Lichnovsky e Ángelo Henríquez. Henríquez fez dois gols também, logo depois de um gol seu, ele levanta a camiseta e mostra uma imagem de Gohan, mesma coisa que fez Diego Rivarola em 2001 quando ganhou o apelido de Goku.

Em 24 de junho de 2012, novamente no Estadio Nacional (partida de volta da semifinal do Torneio de Apertura), a Universidad de Chile vence o Colo Colo por 4-0, com gols de Ángelo Henríquez e um ''hattrik'' de Junior Fernandes, permitindo o clube passar a final do campeonato contra O'Higgins (quando ganharia a final). Vale destacar que em 17 de junho o Colo-Colo havia ganhado por 2 a 0, assim a La U conseguiu reverter a vantagem e ficou conhecida a frase ''Para a La U nada é impossível''

NÚMEROS IMPORTANTES

173 partidas, 75 vitórias albas, 50 empates, 48 vitórias azuis.

Definições: 
U. de Chile: 7
Colo-Colo: 5

Finais de títulos:
U. de Chile: 2
(1959 e Copa Chile 1979)
Colo-Colo: 2
(CAp-1940 e A-2006)

Finais de Liguillas:
U. de Chile: 1 (1980)
Colo-Colo: 0

Liguilla Pré-Libertadores é uma competição para os que nos primeiros lugares da tabela e jogam uma liga entre-si para ir para a Libertadores.

Totais de finais:
U. de Chile: 3
Colo-Colo: 2

Mais partidas jogadas:
Misael Escuti ''Colo-Colo''

Mais gols em clássicos:
Carlos Campos ''La U''

Maior goleada do Colo-Colo:
Colo-Colo 6-0 U. de Chile
7 de agosto de 1938

Maior goleada da Universidad de Chile:
U. de Chile 5-0 Colo-Colo
29 de abril de 2012

Maiores goleadas do Colo-Colo:

07.08.1938 Colo-Colo 6-0 Universidad de Chile C. Nacional
18.12.1938 Colo-Colo 6-1 Universidad de Chile C. Nacional
15.04.1944 Colo-Colo 5-1 Universidad de Chile Apertura
11.06.1944 Universidad de Chile 1-4 Colo-Colo C. Nacional
30.08.1953 Colo-Colo 4-0 Universidad de Chile C. Nacional
29.11.1953 Universidad de Chile 1-6 Colo-Colo C. Nacional
08.12.1955 Universidad de Chile 1-5 Colo-Colo C. Nacional
03.06.1956 Universidad de Chile 1-4 Colo-Colo C. Nacional
01.05.1983 Colo-Colo 4-1 Universidad de Chile Copa Chile
01.04.1989 Colo-Colo 4-0 Universidad de Chile Copa Chile
05.03.1999 Colo-Colo 5-2 Universidad de Chile C. Nacional

Maiores goleadas da Universidad de Chile:

19.01.1963 Universidad de Chile 6-3 Colo-Colo C. Nacional
19.07.1970 Colo-Colo 1-4 Universidad de Chile Metropolitano
10.04.1994 Universidad de Chile 4-1 Colo-Colo Copa Chile
08.02.2004 Colo-Colo 0-4 Universidad de Chile C. Apertura
29.04.2012 Universidad de Chile 5-0 Colo-Colo C. Apertura
24.06.2012 Universidad de Chile 4-0 Colo-Colo C. Apertura


Deixe um Comentario

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Tradutor

Qual tem sido o problema da La U?

Total de visualizações

Postagens mais visitadas

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Universidad de Chile Brasil -- Traduzido Por: Template Para Blogspot