sábado, 31 de maio de 2025
La U goleia o O'Higgins por 6 a 0 e segue na disputa pelo título do Campeonato Chileno
terça-feira, 27 de maio de 2025
La U não aproveita superioridade numérica, perde para o Botafogo por 1 a 0 e está eliminado da CONMEBOL Libertadores; Sul-Americana é prêmio de consolação
Terminou o sonho da Libertadores. Mesmo jogando com superioridade numérica em campo desde o primeiro tempo, a Universidad de Chile perde por 1 a 0 e está eliminado da CONMEBOL Libertadores. A vaga na CONMEBOL Sul-Americana é vista como prêmio de consolação.
Com gol de Jair Cunha no primeiro tempo, La U tinha a obrigação de reagir, mas não soube mostrar efetividade ofensiva na reta final do jogo a ponto de buscar o empate e está fora da competição. Essa também é a primeira derrota para um time do Rio de Janeiro no Século XXI, quebrando uma invencibilidade de seis jogos em território carioca.
Primeiro tempo
Na etapa inicial, a Universidad de Chile apresentou um desempenho burocrático, sem explorar nenhuma finalização direta no gol. Aos 27' minutos, Jair Cunha, do Botafogo, foi expulso ao cometer uma falta gravíssima contra Charles Aránguiz. Mesmo com um a mais em campo, La U não aproveitou a vantagem numérica e acabou sofrendo o revés ao tomar um gol de cabeça, de Igor Jesus (min 38'), para os donos da casa.
Segundo tempo
Na etapa final, Universidad de Chile precisava se recuperar da derrota parcial por 1 a 0 do primeiro tempo e mudou rapidamente sua postura. Aos 49', Charles Aránguiz quase empatou o jogo com um golaço, porém foi na trave. Mas não demorou muito e Botafogo manteve a sua superioridade ofensiva mesmo com um a menos em campo, aproveitando-se de contra-ataques diante das falhas ofensivas do time chileno.
Aos 79', Leandro Fernández chutou para fora. Aos 84', La U teve opções de empatar a partida tendo momentos chave no campo de ataque, mas também não aproveitou. Diante da falta de efetividade chilena na casa dos visitantes, Botafogo venceu a partida mesmo com um a menos e está classificado às oitavas de final.
Com a eliminação na fase de grupos, La U encerra sua participação na Libertadores 2025 em terceiro lugar, com 10 pontos (3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas). Sendo assim, para um time que liderava o Grupo A até a quinta rodada, esta vaga na Copa Sul-Americana é vista apenas como um prêmio de consolação.
Universidad de Chile enfrenta o Botafogo no Rio rumo às oitavas de final da CONMEBOL Libertadores
Nesta terça-feira (27), a partir das 21h30 (de Brasília), a Universidad de Chile enfrentará o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela última rodada da fase de grupos da Copa CONMEBOL Libertadores. Uma vitória ou empate já garante a classificação para às oitavas de final da competição, e se vencer fora de casa, garante o primeiro lugar do grupo A.
Se analisarmos o histórico de confrontos da Universidad de Chile contra times brasileiros jogando no Rio de Janeiro no Século XXI, o retrospecto é positivo, ou seja, segue invicto: foram 6 jogos, sendo 3 vitórias e 3 empates. Isto traz muita motivação para garantir o resultado necessário para buscar uma vaga no mata-mata que não disputa desde 2012, nos tempos de ouro na La U de Jorge Sampaoli.
No século XXI, há seis confrontos da La U contra times do Rio de Janeiro, sendo que metade destes jogos ocorreram pela CONMEBOL Libertadores:
2010, Flamengo 2x2 Universidad de Chile (fase de grupos) - Maracanã
2010, Flamengo 2x3 Universidad de Chile (quartas de final) - Maracanã
2018, Vasco da Gama 0 x 1 Universidad de Chile (fase de grupos) - São Januário