sábado, 31 de maio de 2025

La U goleia o O'Higgins por 6 a 0 e segue na disputa pelo título do Campeonato Chileno

Vídeo: TNT Sports Chile (31 de maio de 2025)  

Se na Libertadores, faltava gols, no campeonato chileno a história é diferente. A eliminação precoce para o Botafogo não afetou em nada o desempenho da Universidad de Chile no decorrer da temporada, pelo contrário, foi fundamental para manter firme os próximos desafios do futuro.

Neste sábado (31), no Estádio Nacional, em Nuñoa, La U goleou o O'Higgins por 6-0 e segue na disputa pelo título da Liga de Primera (nomenclatura utilizada para definir o campeonato chileno). Com gols de Di Yorio, Fernández e Calderón no primeiro tempo; e mais três na etapa final com Zaldivia, Guerra e Assadi, o time azul mostrou que está pronto para esquecer do fracasso na Libertadores ao conquistar um título nacional que não vem desde 2018.

O próximo compromisso da Universidad de Chile será nos dias 8 e 11 de junho contra o Curicó Unido, em partidas válidas pelas oitavas de final da Copa Chile. Campeã do torneio em 2024, a La U vai em busca do bicampeonato.

VAMOS U DE CHILE! 

terça-feira, 27 de maio de 2025

La U não aproveita superioridade numérica, perde para o Botafogo por 1 a 0 e está eliminado da CONMEBOL Libertadores; Sul-Americana é prêmio de consolação

Imagem: @udechile no X (27 de maio de 2025)

Terminou o sonho da Libertadores. Mesmo jogando com superioridade numérica em campo desde o primeiro tempo, a Universidad de Chile perde por 1 a 0 e está eliminado da CONMEBOL Libertadores. A vaga na CONMEBOL Sul-Americana é vista como prêmio de consolação.

Com gol de Jair Cunha no primeiro tempo, La U tinha a obrigação de reagir, mas não soube mostrar efetividade ofensiva na reta final do jogo a ponto de buscar o empate e está fora da competição. Essa também é a primeira derrota para um time do Rio de Janeiro no Século XXI, quebrando uma invencibilidade de seis jogos em território carioca.

Primeiro tempo

Na etapa inicial, a Universidad de Chile apresentou um desempenho burocrático, sem explorar nenhuma finalização direta no gol. Aos 27' minutos, Jair Cunha, do Botafogo, foi expulso ao cometer uma falta gravíssima contra Charles Aránguiz. Mesmo com um a mais em campo, La U não aproveitou a vantagem numérica e acabou sofrendo o revés ao tomar um gol de cabeça, de Igor Jesus (min 38'), para os donos da casa.

Segundo tempo

Na etapa final, Universidad de Chile precisava se recuperar da derrota parcial por 1 a 0 do primeiro tempo e mudou rapidamente sua postura. Aos 49', Charles Aránguiz quase empatou o jogo com um golaço, porém foi na trave. Mas não demorou muito e Botafogo manteve a sua superioridade ofensiva mesmo com um a menos em campo, aproveitando-se de contra-ataques diante das falhas ofensivas do time chileno.

Aos 79', Leandro Fernández chutou para fora. Aos 84', La U teve opções de empatar a partida tendo momentos chave no campo de ataque, mas também não aproveitou. Diante da falta de efetividade chilena na casa dos visitantes, Botafogo venceu a partida mesmo com um a menos e está classificado às oitavas de final.

Com a eliminação na fase de grupos, La U encerra sua participação na Libertadores 2025 em terceiro lugar, com 10 pontos (3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas). Sendo assim, para um time que liderava o Grupo A até a quinta rodada, esta vaga na Copa Sul-Americana é vista apenas como um prêmio de consolação.

Universidad de Chile enfrenta o Botafogo no Rio rumo às oitavas de final da CONMEBOL Libertadores

 Nesta terça-feira (27), a partir das 21h30 (de Brasília), a Universidad de Chile enfrentará o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela última rodada da fase de grupos da Copa CONMEBOL Libertadores. Uma vitória ou empate já garante a classificação para às oitavas de final da competição, e se vencer fora de casa, garante o primeiro lugar do grupo A.

Se analisarmos o histórico de confrontos da Universidad de Chile contra times brasileiros jogando no Rio de Janeiro no Século XXI, o retrospecto é positivo, ou seja, segue invicto: foram 6 jogos, sendo 3 vitórias e 3 empates. Isto traz muita motivação para garantir o resultado necessário para buscar uma vaga no mata-mata que não disputa desde 2012, nos tempos de ouro na La U de Jorge Sampaoli.

Imagem: ConexionAzul, via X (15 de maio de 2025)

No século XXI, há seis confrontos da La U contra times do Rio de Janeiro, sendo que metade destes jogos ocorreram pela CONMEBOL Libertadores:

2010, Flamengo 2x2 Universidad de Chile (fase de grupos) - Maracanã

2010, Flamengo 2x3 Universidad de Chile (quartas de final) - Maracanã


2018, Vasco da Gama 0 x 1 Universidad de Chile (fase de grupos) - São Januário


Portanto, se dependermos do histórico de confrontos no Rio de Janeiro apenas pela CONMEBOL Libertadores, é possível afirmar, com total certeza, que estaremos classificados para as oitavas de final da competição, algo que não ocorre há 13 anos.

VAMOS UNIVERSIDAD DE CHILE!


segunda-feira, 14 de abril de 2025

Após uma década, nosso blog Universidad de Chile Brasil está de volta em 2025; saiba mais




Demorou bastante tempo, mas este dia chegou. Depois de doze anos, decidimos retornar com as atividades com os principais destaques sobre a Universidad de Chile escrito em português.

Sabemos muito bem da relevância que o maior time do Chile representa para o futebol chileno e também para o continente sul-americano, e como participante da CONMEBOL Libertadores de 2025, tendo como jogadores em destaque Lucas Di Yorio, Matías Zaldívia, Israel Poblete, Leandro Fernández, além da volta do ídolo Charles Aránguiz, nada melhor que contribuir ativamente em prol dos leitores brasileiros.


Com o avanço das informações por meio das redes sociais, o blog perdeu espaço. Entretanto, seu retorno então estará mais baseado em incluir destaques que seja de interesse público, sem ser nos mesmos moldes de notícias como era antigamente. Neste caso, só será incluído meros detalhes que atraiam a atenção dos nossos seguidores.


Pelas redes sociais, estaremos ativos também no Facebook, que é o local onde tudo começou, registrando todas as informações sobre o clube. Ademais, também temos um perfil no X (ex-Twitter), com a URL de @udechilebrasil, que segue sem atualização desde 2014. Atualmente, não temos acesso ao perfil, embora saibamos o e-mail da conta. Por esta razão, entraremos em contato com o suporte do X para recuperar a conta e publicarmos tudo sobre a Universidad de Chile por lá também.


Esperamos contar com a sua participação em nosso blog e nas nossas redes sociais para todos ficarem bem antenados sobre tudo que acontece na Universidad de Chile e no futebol chileno em língua portuguesa. 


Nosso lema é só um: UNIVERSIDAD DE CHILE BRASIL!